Momento Reflexão #02 - Ilhas Faroé, na Dinamarca: O terror das baleias-piloto


A captura de baleias nas Ilhas Faroe é uma tradição que existe desde 1584 e é gerida pelas autoridades competentes. As ilhas têm o seu próprio parlamento desde 1948, o que significa que o governo dinamarquês nada pode fazer para alterar a tradição. As ilhas Faroe são maioritariamente preenchidas por pedras e rochas, aniquilando qualquer possibilidade de subsistirem através da agricultura. Estas ilhas não fazem parte da Comunidade Europeia.

Em 2010 por exemplo, mais de mil baleias foram assassinadas! O festival horrendo começa na primavera e após a matança tudo continua igual, ano após ano! Pessoas vestidas com as roupas tradicionais, videos mostrando uma união e uma fraternidade nas danças, toda a comunidade de mãos dadas. Na manhã seguinte, o mar vermelho, as crianças brincando em meio à matança, os corpos encharcados no sangue, sentadas sobre restos de carne de baleias piloto. Que formação é essa que está sendo dada aos pequenos?


Ilhas Faroé - Pai ensina filho como cortar a baleia. Foto Andrija Ilic - Reuters

Algumas pessoas podem se surpreender ao saber que estes habitantes das ilhas têm como alvo outras espécies de baleias-piloto, mas sempre caçam golfinhos menores, especialmente em Hvalba. A última matança de golfinhos-de-laterais-brancas-do-atlântico, em Hvalba, ocorreu em agosto de 2010, e a matança de golfinhos-de-Risso teve início em abril desse ano. Em Oravik, foram 100 golfinhos-de-laterais-brancas-do-atlântico mortos em agosto de 2009. No mesmo mês, em Hvalba, duas baleia-bicuda-de-cabeça-plana-do-norte foram mortas, relatadas como encalhadas, e um mês depois, em Klaksvik, três golfinhos-de-Risso foram mortos. Em junho de 1978, nesta mesma cidade ocorreu a matança de 31 orcas.


Enquanto golfinhos-de-laterais-brancas-do-atlântico e baleias-bicuda-de-cabeça-plana-do-norte podem ser abatidas, de acordo com os regulamentos locais, é ilegal matar golfinhos-de-Risso e orcas. Em todos esses casos, a desculpa utilizada para matá-los foi de que foram confundidos com as baleias-piloto.

No entanto, em breve os aspirantes a assassinos de golfinhos terão de passar por um teste antes que eles possam participar do derramamento de sangue. O Ministro das Pescas anunciou que a partir de maio de 2015, todas as pessoas que participam do abate devem fazer um curso sobre as leis e procedimentos corretos relativos à matança (grinds), e possuir a respectiva licença para matar. Eles vão receber treinamento no uso das ferramentas que serão permitidas a partir de 2015, como ganchos de respiradouros e lanças para a coluna vertebral, serão capacitados reconhecer os sinais de morte dos animais (não de sofrimento, pois isso é irrelevante para os assassinos), e estarão familiarizados com toda a legislação antes de poderem participar. O uso de faca e gancho grinds não será mais permitido, exceto em circunstâncias especiais, através de uma autorização. Alguns grupos de conservação saudaram estas medidas como o início do fim do grind. Estes são geralmente os mesmos grupos que acreditam que conquistar os corações e mentes do povo das Ilhas Faroé irá incentivá-los a parar a matança.


A Sea Shepherd levou campanhas para opor-se à matança nas Ilhas Faroé desde 1985. Durante a campanha de 2011, Operação Ilhas Ferozes, e nem uma única baleia foi morta enquanto a Sea Shepherd esteve em patrulha durante a alta temporada de julho e agosto. Até agora, esta é a única maneira que possibilitou que as vidas destes magníficos animais fossem salvas. Este trabalho foi registrado em uma série de cinco episódios no Animal Planet, chamada “Whale Wars: Shores Viking” (2012).

Abaixo um pequeno vídeo sobre a série:


Olhando o assunto sobre outra perspectiva:

O Ministério de Assuntos Exteriores e as Embaixadas da Dinamarca têm recebido correspondência que expressa sentimentos causados pelas imagens que circulam na Internet e que retratam cenas de caça a baleias-piloto nas Ilhas Faroé e que, normalmente, vêm acompanhadas de comentários difamatórios.

Antes de se fazer qualquer julgamento sobre a caça a baleias em geral, ou, em particular, sobre a pesca de baleias-piloto nas Ilhas Faroé, é necessário complementar uma possível primeira impressão estética negativa sobre a questão, além de informações imprecisas, com considerações baseadas em fatos reais sobre o assunto, assim como diversas questões de princípio, tais como:

Fatos sobre a caça a baleias-piloto podem ser obtidos na página www.whaling.fo. Incluem o seguinte:
  • A finalidade da caça é para produção de alimentos
  • A caça é regulamentada pelas autoridades
  • A caça é biologicamente sustentável
  • As autoridades levam a sério o aspecto do bem-estar animal da caça

Pode ser útil, também, ver esta forma de alimentação num contexto mais amplo, incluindo várias questões:
  • Questões relacionadas com o bem-estar dos animais: como se compara esta caça a baleias, e outras caças de grandes mamíferos no seu habitat natural, com o tratamento de animais criados em quintas durante os seus ciclos de vida e de animais tidos como pragas?
  • Ética de produção alimentar: a refeição à base de carne de baleia-piloto representa maior ou menor grau de dor/sofrimento causado pelo homem comparativamente aos pratos que normalmente comemos na nossa própria cultura?
  • Fatores geográficos e nutricionais: disponibilidade de fontes alternativas de alimentos, em particular em ilhas e em áreas costeiras remotas, sobretudo nas zonas árcticas e subárcticas do mundo;
  • Diversidade cultural e tolerância/intolerância a pessoas com diferentes preferências alimentares e/ou diferentes atitudes com relação a diferentes animais;
  • Senso de proporção: quão importante é este assunto comparado a outras preocupações ambientais ou de bem-estar animal face ao mundo contemporâneo?
  • Atualmente, a sociedade faroense está a se debater sobre a eventual paralisação da caça tendo em conta advertências médicas em relação à alimentação de carne e gordura de baleia, devido à contaminação química. Baleias com dentição, como as baleias-piloto, estão no alto da cadeia alimentar marítima, e estão, portanto, mais propensas que a maioria dos outros organismos marinhos a acumular substâncias tóxicas do oceano. A energia utilizada nos protestos contra a caça nas Ilhas Faroé seria mais sensata se direcionada ao aumento da poluição nos oceanos que ameaça a vida de todos.
As Ilhas Faroé têm autonomia no Reino da Dinamarca. As Ilhas não estão incluídas na adesão da Dinamarca à União Europeia. Assuntos relacionados com a indústria, a agricultura, o meio ambiente, a pesca e a caça de baleias estão sujeitos à autonomia das Ilhas Faroé.

Caso queira dirigir-se às autoridades das Ilhas Faroé a respeito da caça a baleias-piloto, o endereço de e-mail do Departamento de Assuntos Exteriores do Governo das Ilhas Faroé é mfa@mfa.fo

O endereço de e-mail do Departamento de Pesca e Assuntos Marítimos é fisk@fisk.fo

Confesso que a minha primeira impressão ao ver as imagens na internet, foi chocante, achei um absurdo! Mas pesquisando um pouco sobre a tradição, a ilha, etc. A minha opinião mudou, embora ainda façam algumas coisas erradas, como matar golfinhos-de-Risso, eles tem um motivo para matar, não é apenas por causa de uma tradição.

Pense bem, eles matam animais que vivem livres, estes animais vivem felizes até o dia do festival, onde são mortos.

Nossa alimentação é diferente, nós matamos bovinos, suínos, caprinos, aves, etc... Mas a diferença está na liberdade destes animais, os "nossos"  vivem a vida inteira em cativeiro, com o único objetivo de procriar, produzir e mais tarde virar alimento. Vivem a vida inteira infelizes.

Moral da história: Antes de julgar outra cultura, olhe bem para a nossa. Pois é, nos encontramos inseridos em uma das piores culturas do mundo. Quem são os vilões afinal?

Inté!

Comentários

  1. Ainda que haja atenuantes, a imagem das crianças brincando em meio à matança é chocante demais. Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  2. nem vem Fabio flora... se fossem INDIOS eu garanto que tu nao iria falar nada. Indiozinhos desde pequenos veeme participam da caça a macocos e outros animais. moralismo pra cima de mim nao

    ResponderExcluir
  3. Pela vontade dos ecochatos o povo deve passar fome!

    ResponderExcluir
  4. Quanta Covardia !

    http://www.lugarcertoimoveis.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário