Top 10: Os Maiores Revolucionários da História

A história da humanidade é cheia de conflitos, guerras, revoluções e mortes, este cenário já existe há milhares de anos, antes mesmo de Cristo. Confira os maiores revolucionários da história mundial no Top 10 que o Cotidiano Enigmático preparou para vocês.



10 - Jean-Jacques Dessalines (1758 - 1806)

Escravo, nascido em Guiné, Dessalines venceu as tropas de Napoleão, anos antes dos movimentos de independência da América Latina, transformando o Haiti em um país independente. Foi o primeiro governante do país e em 1805 proclamou-se imperador com o nome de Jacques I. Durante o seu governo, tentou restabelecer a economia mediante a um sistema de trabalho forçado e em 1806, foi traído e assassinado por seus colaboradores Henri Christophe e Alexandre Pétion, que mais tarde dividiram a ilha em dois países. 


9 - Simón Bolívar (1783 - 1830)

Simón Bolívar ajudou na luta pela liberdade de seis países (Bolívia, Colômbia, Equador, Panamá, Venezuela e Peru). Além de liderar os exércitos locais contra a Espanha, ele também participou da fundação da primeira união de nações independentes da América Latina, a Grã-Colômbia, que reunia o atual Panamá, Venezuela, Equador e Colômbia, onde foi Presidente de 1819 a 1830. A nação se desfez após a sua morte, em 1830. 


8 - Maximilien de Robespierre (1758-1794)

Nenhum outro movimento foi tão influente quanto a Revolução Francesa, que teve este advogado e político francês entre uma das personalidades mais importantes no período da revolução. Curiosamente, na própria França, o movimento durou pouco, provocou milhares de mortes na guilhotina e acabou com Napoleão assumindo o poder. Mas os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade permaneceram.


7 - Fidel Castro (1926)

Uma revolução é um movimento popular organizado para derrubar um governo – definição perfeita para a turma do Fidel. Começando com apenas 82 pessoas, ele atravessou Cuba, angariou apoio e chegou ao poder. O companheiro Che Guevara tentou repetir o exemplo no Congo e na Bolívia sem sucesso.


6- George Washington (1732-1799)

Após a guerra pela independência, o grande líder militar dos EUA foi também o primeiro presidente da nova nação. Para garantir que o país não fosse invadido, não se desmembrasse e também não se transformasse em uma federação, ele recorreu a toda a sua habilidade política. De quebra, ainda escolheu o lugar para construir a capital, batizada em sua homenagem.


5 – Guilherme I, príncipe de Orange (1533-1584)

Se Holanda e Bélgica são hoje nações autônomas, é por obra deste homem. Guilherme de Orange iniciou o movimento para vencer o exército da Espanha, um dos mais poderosos da época. Ele morreu antes de ver os Países Baixos conseguirem a independência definitiva, que só viria em 1648. A bandeira de sua família inspirou a da Holanda.


4 – Mao Tsé-tung (1893 – 1976)

Nem todo revolucionário é democrático – ele pode chegar ao poder com apoio popular e depois instalar uma ditadura. Foi o que aconteceu com Mao. O líder começou a reunir simpatizantes na China em 1927, atravessou o país na década de 1930 e apenas em 1949 levou os comunistas ao controle da nação, tornando-se o primeiro Presidente da China. Ficou no poder até o fim de sua vida, sendo responsável direto pela morte de aproximadamente 50 milhões de pessoas.


3 - Mahatma Gandhi (1869-1948)

É difícil imaginar uma revolução sem guerra, mas ele conseguiu. Com a política de não-violência, que durou 20 anos e o levou a encarar a prisão várias vezes, ele mobilizou a opinião pública internacional e criou condições políticas que permitiram que a Índia se tornasse um país independente depois de nove décadas dominada pelos ingleses.


2 - Vladimir Lênin (1870-1924)

Muitos dos maiores líderes da história não eram militares, mas intelectuais bons de papo, que conseguiam mobilizar as pessoas. Lênin era um jovem sem interesse por política e com uma carreira garantida na Rússia dos czares. Aos 16 anos, quando seu irmão foi preso por tentar matar o imperador Alexandre III, ele adotou o marxismo e liderou a revolução mais influente do século 20, a Revolução Russa.


1 - Júlio César (100-44 a.C.)

Após vencer uma longa guerra civil contra o senador Pompeu, ele transformou a República Romana num império que só iria acabar oficialmente no ano 476. Foi uma mudança tão radical que levou os romanos, já muito poderosos, a reforçar seu exército e ocupar lugares tão distantes quanto a Inglaterra. Após 14 anos de governo e de grande popularidade, César foi assassinado, mas permaneceu influente: Roma continuou se expandindo e ajudou a moldar o Ocidente como nós o conhecemos.

Comentários