As 8 Cidades Mais Frias da Terra


Mesmo que você seja da turminha que prefere o frio ao calor, temos certeza de que você vai concordar que as cidades que mostramos na lista abaixo são gélidas demais até para quem curte visitar locais menos cálidos. Ou você se atreveria a passar uma temporada em algum desses lugares? Conte para a gente nos comentários!

8. International Falls, Minnesota, Estados Unidos (-40° C.


O International Falls é um dos lugares mais frios dos Estados Unidos. A cidade até celebra um festival todos os anos que inclui eventos como boliche de peru congelado, escultura de neve e esqui à luz de velas. Embora seja, de fato, só o segundo lugar mais frio do país, a International Falls possui a menor temperatura média dos EUA, situando-se entre 0 e 2 graus Celsius.

7. Stanley, Idaho, Estados Unidos (-47° C.)


O título de lugar mais frio no território continental dos Estados Unidos pertence a Stanley, uma cidade a 209 quilômetros ao leste de Boise. Além de seu registro de temperatura fria, a cidade também teve o maior número de dias frios entre 1995 e 2005. Situa-se dentro das Montanhas Rochosas, rodeada por uma nuvem branca, e cordilheiras com picos de mais de 3.048 metros. A cidade também é cercada por três florestas nacionais: Boise, Challis e Sawtooth.


6. Prospect Creek, Alasca, Estados Unidos (-62.1° C.


Prospect Creek fica a 290 quilômetros ao norte de Fairbanks, no Alasca. Originalmente, era o lar de expedições de mineração e a casa de 27.000 pessoas que estavam construindo um oleoduto no Alasca. Desde a conclusão do gasoduto, em 1977, há pouca atividade na área. A cidade tem a menor temperatura registrada dos Estados Unidos. Em janeiro de 1971, a temperatura recorde foi de cerca de menos 62 graus Celsius. Apesar destas temperaturas frias, o petróleo no oleoduto não congela, por causa da camada de isolamento térmico de 10 centímetros de fibra de vidro.

5. Snag, Yukon, Canadá (-63.9° C.


Snag detém o recorde de temperatura mais baixa já registrada na América do Norte. A aldeia está localizada no vale em forma de bacia do Rio Branco. Em 1947, quando a temperatura mais baixa foi registrada, a aldeia de Snag abrigava uma população de 8 a 10 nativos e comerciantes de peles. A pista de pouso de emergência, funcionários da estação de tempo, operadores de rádio e os homens de manutenção de aeronaves completavam a população. A temperatura estava tão fria naquele dia que os meteorologistas que trabalhavam na estação tiveram de esculpir uma nova fossa, e enviar tudo para ser analisado para determinar a temperatura exata.

4. Yakutsk, Sibéria, Rússia (-64.4° C.


Yakutsk é uma das mais antigas cidades da Sibéria. Senta-se na margem ocidental do rio Lena, mas os invernos são graves o suficiente para que até o rio congelado seja capaz de servir como uma estrada sazonal. Mesmo o folclore local se concentra em torno de como o lugar é frio. Todos os elementos da tabela periódica podem ser encontrados na região, e a lenda local diz que o Deus da criação estava voando ao redor do mundo para distribuir riquezas e recursos naturais, mas quando chegou a Yakutsk, ficou com tanto frio que suas mãos ficaram dormentes e ele acabou derrubando tudo.

3. Verkhoyansk, Sibéria, Rússia (-69.8° C.


Verkhoyansk é também uma cidade da Sibéria perto do Círculo Polar Ártico. Serve como porto fluvial, depósito de coleta, e centro de uma área de levantamento. Além de ser o terceiro lugar mais frio do mundo, é oficialmente a terceira menor cidade da Rússia. Mas há uma vantagem: Verkhoyansk tem um dos invernos mais frios do mundo, mas tem uma gama extremamente ampla de temperatura entre as estações. As temperaturas médias mensais variam de menos 45,8 graus Celsius em janeiro a 16,9 graus Celsius em julho.

2. Oymyakon, Sibéria, Rússia (-71.2° C.


Oymyakon detém o recorde de ser o lugar permanentemente habitado mais frio da Terra. A vila, que fica 350 quilômetros abaixo do Círculo Polar Ártico, é o lar de mais de 210.000 pessoas, apesar de seu solo estar em um estado constante de permafrost. A escola de Oymyakon só fecha quando a temperatura cai abaixo de menos 52 graus Celsius, e os moradores deixam seus veículos rodando durante todo o dia para conseguirem dirigi-los. Junto com Verkhoyansk e Yakutsk, Oymyakon fica em uma região que antigamente era apelidada de “Anel da morte de Stalin”, já que era um dos destinos para os exilados políticos do regime soviético.


1 . Vostok, Antártida (-89,2° C.


Localizado a 3.500 metros acima do nível do mar, Vostok é oficialmente o lugar mais frio da Terra. A temperatura mais baixa já registrada – menos 89,2 graus Celsius – aconteceu em 21 de julho de 1983. Do centro da Antártida Oriental de Gelo, o fluxo no campo eletromagnético da Terra pode ser observado. A característica fundamental de Vostok é o seu lago, com 250 km de comprimento por 50 km de largura, um dos maiores do mundo. O lago também está enterrado sob 4 km de gelo. O gelo desse lugar contém registros do clima da Terra durante os últimos 500 mil anos, e é foco de muitas pesquisas. Apesar das temperaturas frias, Vostok recebe pouca neve, já que a Antártida é tecnicamente um deserto, tendo em média 25 centímetros de precipitação por ano.

Comentários